Header Ads Widget

Filipe Nyusi apela à firmeza dos funcionários públicos na edificação do Estado


Filipe Nyusi apela à firmeza dos funcionários públicos na edificação do Estado

As declarações do Chefe de Estado constam de uma mensagem da Presidência sobre o Dia Internacional da Função Pública, hoje celebrado sob o lema “Acção Hoje, Impacto Amanhã: Inovando e Transformando as Instituições e os Serviços Públicos para o Alcance dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável”.

Antes da pandemia do novo Coronavírus a situação socioeconómica do país “já era grave por causa do impacto dos ciclones Idai e Kenneth”, assim como devido aos ataques terroristas na província de Cabo Delgado e os ataques armados em Manica e Sofala.   

“Como Governo, aproveitamos esta ocasião para solidarizar-nos com todos os Funcionários e Agentes do Estado e todas as populações que, directa ou indirectamente, foram afectadas por todas estas situações degradantes”, afirma o Chefe de Estado, prometendo que o Executivo fará tudo que estiver ao seu alcance para garantir a necessária assistência humanitária e reenquadramento dos funcionários e agentes do Estado, bem como combater o terrorismo sem trégua e apoiar nas acções de prevenção da propagação do novo Coronavírus.

A efeméride coincide com a passagem do Dia Africano de Administração Pública, “porque foi nas terras Africanas, na cidade de Tângier, em Marrocos, em que os ministros africanos da Função Pública, reunidos em Junho de 1994, deliberaram instituir este dia em reconhecimento da importância da função pública na promoção do desenvolvimento do nosso continente, lembra Filipe Nyusi, para quem o Governo conta com a “criatividade, dedicação e a capacidade técnica” desses funcionários “na implementação do processo da descentralização da nossa administração pública”.

Sobre o lema deste ano, Filipe Nyusi afirma que o mesmo “remete-nos a uma reflexão sobre o papel crítico da inovação e transformação dos serviços públicos a fim de aumentar a sua eficiência e eficácia, equipando-os com as capacidades necessárias para acelerar os nossos esforços para o alcance dos nossos objectivos como país”.

Deste modo, o lema aos moçambicanos para a necessidade de utilizarem as tecnologias à sua disposição para “transformar e modernizar as instituições, dinamizar os processos e procedimentos e encurtarmos os ciclos de resposta para implementarmos a nossa Agenda para Desenvolver Moçambique”.  

“As novas tecnologias permitem-nos inovar com mais facilidade. Inovar significa não ter medo do novo. Inovar significa, com criatividade, procurar novas soluções. Inovar é trabalhar de outra maneira, é institucionalizar novas abordagens para o benefício do público que servimos”, diz Nyusi.  

Na sua mensagem sobre o Dia Internacional da Função Pública, Nyusi fala igualmente de várias realizações em prol dos funcionários, nos últimos anos, tais como a aprovação do código de conduta de ética dos funcionários e agentes do Estado, elaboração e implementámos os planos de prevenção e combate à corrupção e disponibilização de fundos para “garantir a materialização dos actos administrativos em reconhecimento do empenho individual e colectivo dos funcionários públicos”, dada “sua entrega e empenho”.

Enviar um comentário

0 Comentários