Os postos de transformação de corrente elétrica, mais conhecidos por PT's, continuam a serem vandalizados na cidade da Beira. Na madrugada desta sexta-feira mais três postos foram vandalizados totalizando agora 32, desde o início deste ano, contra sete em igual período do ano passado.
Nos PT's são roubados fios de cobre que são usados para a fabricação de panelas e objectos de adorno. A polícia tem estado a intensificar as suas acções e deteve três indivíduos em conexão com a vandalização dos PT's. Um deles que foi encontrado na posse de vários fios de cobre, cerca de três horas da madrugada de hoje, próximo do Posto de Transformação número 53, no bairro de Matacuane, confessou eu acaba de vandalizar o PT.
"Sim…eu e mais dois colegas roubamos os fios. O destino dos mesmos era vende-los ao senhor Elias G. Sempre que temos fios de cobre para "boladas", ele tem comprado os mesmos a preço de 100 Meticais por cada quilo. Já negociamos mais de três vezes com ele" – confessou um dos detidos.
A polícia identificou um dos compradores que foi igualmente detido. Ele admitiu a acusação mas alegou que apenas é um intermediário.
"Realmente eu já comprei vários quilos de fios de cobre com estes senhores. Nunca me importei em saber qual era a origem. Estes fios eu envio-os ao meu patrão que esta na cidade de Maputo" – explicou Elias G.
Por causa das vandalizações, há bairros que tem ficado mais de 24 horas sem corrente elétrica, porque por vezes o material para a reposição não se encontra disponível e a EDM disse que acumula, neste momento, um prejuízo de cerca de quatro milhões de meticais e o projecto da extensão da rede fica frustrado, pois no lugar de expandir a rede concentra as suas acções em reposições.

0 Comentários